| AUDIÇÃO

Você sabe como funciona a audiometria?

O que é a Audiometria?

Esse exame é feito com o objetivo principal de avaliar a capacidade audiológica do paciente. É através dele que se obtém o laudo contendo os níveis de perda auditiva do indivíduo pois ele é capaz de identificar quanto o paciente consegue ouvir e interpretar dos sons presentes nos mais diversos ambientes do dia a dia.

A audiometria é, acima de tudo, um exame preventivo, mas pode também ser realizada em casos onde existem um trauma pontual dos pacientes. Ela deve ser executada por um profissional fonoaudiólogo devidamente habilitado e pode diagnosticar grande parte dos casos de perdas auditivas.

Como é feito o exame?

Já podemos avisar de antemão que a audiometria é um procedimento simples, rápido e livre de dor. Sendo assim, não tem necessidade de fugir do teste ou de ter medo de realizá-lo.

Os tipos mais comuns de audiometrias são (I) o tonal e o (II) vocal. A audiometria tonal tem como foco principal o diagnóstico de perda auditiva, ela se propõe a focar nos sons cotidianos permitindo determinar o limiar auditivo do paciente. Já a audiometria vocal.

A audiometria vocal serve também para complementar os resultados da tonal afim de que a experiência final do usuário com aparelhos auditivos, caso seja necessário, seja o melhor possível. Sua função é avaliar a experiência do paciente com a percepção, reconhecimento e interpretação da fala, das vozes.

Ambos os exames são realizados em uma cabine acústica totalmente livre de ruídos do ambiente para que o exame não sofram nenhuma interferência sonora.

O resultado é medido em decibéis podendo variar entre -10 (audição normal) até +90 (perda auditiva profunda)

Aqui na Opimed nós disponibilizamos um teste grátis de 7 dias com nosso aparelho sonoro, mas você deve se lembrar que, por aqui o atendimento só é feito depois que o laudo da audiometria esteja em mãos, assim conseguimos ajustar na experiência com o aparelho auditivo e entregar uma experiência totalmente personalizada para você!

Voltar